Nada melhor que planejar uma viagem, mas aproveite para não ter dores de cabeça ao falar uma língua. Veja nossas dicas de podcasts para você.

Se tornar fluente em uma língua diferente da sua é um caminho bem complicado para muitas pessoas. Existem diversos fatores que influenciam no nível de dificuldade que elas têm durante esse aprendizado. Entre eles estão a falta de tempo, a timidez e a pouca grana.

Mas com a chegada dos podcasts, esses problemas ficaram para trás! Introduzido no meio digital há pouco tempo, eles são uma nova forma de transmissão de informações (parecido com o rádio, mas próprio para celulares e computadores), que vem conquistando cada vez mais pessoas.

Hoje em dia, os temas discutidos pelos podcasts já são bem variados e abrangem as áreas de literatura, música, religião, educação, esporte, games, cultura, política, entre outros. E o bacana é que você pode ter acesso a todo esse conteúdo a qualquer momento do dia, o que facilita a vida das pessoas que nunca tem tempo para estudar. Então, listamos alguns que vão te ajudar no aprendizado de 5 diferentes idiomas. Bora conferir quais são?

Inglês

ESL Podcast

O podcast é voltado para você que deseja ter o inglês como uma segunda língua. De uma maneira simples, ele melhora suas habilidades em conversação e amplia seu conhecimento em vocabulários. Ao entrar no site, apenas duas aulas são disponibilizadas gratuitamente. Para se ter acesso ao restante dos cursos, é necessário pagar 15 dólares por mês.

Serial

Serial é um podcast que conta a história da morte de uma mulher chamada Hae Min Lee. Dividido em 2 temporadas com 12 episódios cada, o material tem a capacidade de treinar sua audição para o sotaque inglês, que na maioria das vezes é tão complicado de se entender.

Francês

Dailyfrenchpod

O podcast se utiliza da narração de situações do cotidiano para ensinar gramática aos seus alunos. Em seu site, é informado que você pode ter acesso ao conteúdo por 7 dias grátis, mas ao criar um cadastro, você é obrigado a escolher entre esses 4 tipos de planos abaixo:

  • 7 dias grátis + 1 mês de plano: $18 USD
  • 7 dias grátis + 3 meses de plano: $44 USD
  • 7 dias grátis + 6 meses de plano: $80 USD
  • 7 dias grátis + 12 meses de plano: $145 USD

One Thing in a French Day

Publicado três vezes por semana por um nativo da França, o podcast é uma ótima opção para quem quer aprender conversação de cotidiano. A plataforma é mais funcional ainda para os que já são intermediários na língua.

Espanhol

Se habla español

O sotaque espanhol é um dos mais difíceis de se entender no mundo inteiro. Por isso, esse podcast pode ser tão útil! Criado pelo jornalista Felipe Galán Camacho, ele reúne diversos áudios de famosos com o objetivo de treinar sua audição para o idioma.

Hoy Hablamos

O Hoy Hablamos é um dos mais populares, pois discute assuntos de cultura pop e curiosidades que interessam o público mais jovem. No site são postados podcasts de 10 minutos diariamente de segunda a sexta.

Italiano

News in Slow Italian

Esse podcast é próprio para quem quer aumentar seu vocabulário italiano. Além dos áudios com notícias atuais, o site também oferece toda a transcrição de suas matérias, ou seja, você vai conseguir treinar sua leitura também.

Brasil

Uma iniciativa da RAI, canal de televisão italiano mais famoso do mundo, o podcast Brasil, de brasileiro só tem suas pautas! Com todo seu conteúdo falado e escrito em italiano, você aprende o idioma estrangeiro e ainda sai conhecendo muito mais da nossa própria cultura.

Alemão

Slow German

Por aqui, você aprende alemão com a maior tranquilidade do mundo. Com um ritmo um pouco mais lento do que os outros podcasts que existem, o Slow German é apropriado para as pessoas que têm maiores dificuldades no entendimento da língua alemã.

Coffee Break German

Nessa última dica de podcast, você vai encontrar tudo sobre a gramática alemã em conversas típicas do cotidiano local. Disponível pelo iTunes de graça, ele é ideal para quem está começando no idioma.

E agora, ficou mais fácil de estudar? Esperamos que sim! Aproveite todos os podcasts e bons estudos.