Santa Claus, Nova Iorque, Berlim, Praga e Lapônia. Saiba como cada uma dessas cidades podem deixar o Natal ainda mais encantador

Luzes por todas as partes, Papai Noel, árvores de natal e muito brilho. Musicais, peças de teatro, mercados tradicionais, pessoas passeando e se deixando envolver pelo clima. O Natal é aquela época do ano em que as cidades se enfeitam e as ruas ficam charmosas. Em alguns lugares, o charme é redobrado pela neve branca que complementa o cenário natalino, como é visto em vários filmes.

 

Seja para colocar no calendário e ir visitar no próximo ano, ou para se inspirar, se você é uma daquelas pessoas que ama o Natal e entra no clima, confira 5 cidades que vão te deixar ainda mais apaixonado por essa época do ano.

 

Lapônia, Finlândia

Lapônia, Finlândia

A primeira cidade da lista nada mais é do que a conhecida como a terra do Papai Noel, “no polo norte”. Localizada no norte da Europa, sua capital é Rovaniemi e é lá que está localizada a Vila Noel. A Vila Noel é o vilarejo onde o Bom Velhinho mora e anualmente é o endereço final de mais de 500 mil cartas enviadas por crianças de todo o mundo. Os ajudantes do Papei Noel respondem uma por uma. Aqui, é Natal o ano todo. Não importa a data, se você visitar a Vila Noel será envolvido pelo clima natalino. A construção do local foi desenvolvida pensando no Natal e as luzes, pinheiros e personagens vestidos de vermelho e ainda com cães e renas compõem o visual perfeito. Não há custos para visitar a Vila Noel, contudo, algumas atrações, como o Museu do Papai Noel, exige uma taxa. Além da vila, existe o Santa Park, parque de diversões temático natalino localizado dentro de uma caverna. Para visitar o parque é preciso comprar ingresso.

 

Santa Claus, Indiana (EUA)

santa claus, indiana

O nome da cidade foi dado em homenagem ao Bom Velhinho. Passar o Natal aqui garante, no mínimo, uma imersão no clima natalino. A pequena cidade tem menos de 5 mil habitantes e vive o Natal o ano todo. Lojinhas temáticas, shoppings e atrações natalinas tomam conta de Santa Claus, que fica ainda mais especial quando chega dezembro. O turismo é tamanho que a cidade conta com site próprio, apresentando os hotéis restaurantes e programas que oferece.

 

Berlim, Alemanha

berlim, natal

Boa parte da cultura natalina alemã é marcada pelos mercados de natal. Berlim possui nada menos do que 60 desses mercados espalhados por suas praças e por isso merece destaque, o “Gendarmenmarkt”, por exemplo, recebe mais de 3 de milhões de visitantes. Enfeitados com luzes e árvores, os mercados de Berlim são reconhecidos por seu tamanho e extravagância e compõe o cenário natalino da cidade. Em suas lojas é possível encontrar ingredientes da ceia alemã, que é bastante diferente da brasileira, e é um passeio comum nas vésperas de Natal.

 

Praga, República Tcheca

praga

Considerada uma das cidades mais bonitas da Europa, Praga ganha um charme ainda mais especial com luzes enfeitando suas construções góticas e barrocas durante o mês de dezembro. Aproveita o clima aconchegante e romântico para assistir um concerto de ópera ou ballet nos tradicionais teatros das cidades. Em Praga também existem mercados natalinos espalhados pelas praças em luxuosas barraquinhas também tiram o fôlego.

 

Nova Iorque, EUA

nova iorque, natal

Cenários de diversos filmes, a noite de Natal em Nova Iorque não pode ficar de fora dessa lista. A cidade que nunca dorme ganha ainda mais luzes e as decorações luxuosas em suas lojas e ruas completam o cenário. Visitar a grande árvore no Rockefeller Center, fazer patinação no gelo no Central Parque e ir à um concerto são alguns dos passeios mais clássicos, e imperdíveis, durante dezembro.