Se te dissermos que a origem do macarrão não é italiana ou que o acarajé não nasceu na Bahia, você acreditaria?

Existem diversos pratos da gastronomia mundial que tiveram origem onde você nunca imaginou! Por isso, trouxemos alguns exemplos surpreendentes para você conferir. Bora lá ver?

Macarrão

É muito comum ouvir dizer que o macarrão é de origem italiana, porém quem acredita nisso está totalmente enganado.

A massa foi fabricada primeiramente no Oriente Médio. Os hebreus faziam o “itriyah”, uma massa que era utilizada em rituais religiosos. Diz a história, que Marco Polo, explorador veneziano, teria descoberto os “maccaronis” em terras chinesas e assim levado à Itália em 1295, por onde se difundiu. Foi só depois da 1° Guerra Mundial (1914-1918) que o consumo da massa foi espalhado para todo o país, e depois pelo mundo inteiro.

Acarajé

Baiana que é baiana sabe como fazer um bom acarajé, mas na verdade, a origem desse prato vem de uma outra região que não é a Bahia.

Esse bolinho frito no azeite de dendê tem história desde quando era chamado de ákará na África Ocidental. A receita só se popularizou no Brasil depois da chegada dos africanos por aqui. No Oriente Médio, essa mesma receita é chamada de “falafel árabe” e é ainda mais antiga do que a consumida na África.

Torta Holandesa

Essa torta é mesmo uma delícia, mas são poucas as pessoas que sabem de verdade a sua origem. Ela vem de Campinas, São Paulo. A receita é de 1991 e de autoria de Silvia Leite, que na época era proprietária de um café.

A homenagem à Holanda vem da própria confeiteira que morou um tempo no país e só guardou boas lembranças de lá. Inusitado, não?

Croissant

Existe salgado mais francês do que o croissant? Se você disser que não, está absolutamente errado! Sabe porquê? Por que sua origem é austríaca e não francesa!

A massa do pão foi criada no século XIII em Viena e na época era chamada de kipferl ou de viennoiserie.

O salgado só chegou na França e se espalhou por lá por conta de Maria Antonieta (1755-1793), rainha consorte do país na época, que adorava o pão.

Lasanha

A Itália definitivamente engana a todos nós, não é mesmo? Quem aí já não falou com toda certeza que a origem da lasanha era o “país da bota”? Pois é… ela na verdade tem raízes na Grécia Antiga, assim como a pizza que conhecemos. Mas pera, a pizza também não é de origem italiana? Não! A massa que deu origem a esse prato, que amamos, é também do Oriente Médio. Os babilônios e hebreus já faziam massas com farinha e água desde 5 mil anos atrás.

E aí, você já sabia de algum desses?