Muitos viajantes têm opiniões contrárias quando se referem a questões de hospedagem. É melhor alugar imóvel ou se hospedar em um hotel?

Algumas preferem a privacidade das casas e dos apartamentos alugados, enquanto outros, a comodidade proporcionada pelos hotéis. Mas afinal de contas, qual das duas opções é a melhor?

Essa questão é muito relativa, e vai do gosto de cada pessoa, família ou grupo de amigos, já que cada uma delas tem seus prós e contras.

Por que alugar um imóvel?

Alugar um apartamento ou uma casa (seja de praia ou de campo) é ter maior privacidade para fazer suas coisas, já que não haverão horários para nada! As regras serão todas suas – contanto que você respeite as do dono do local também.

Uma outra vantagem é o baixo custo gerado. Apesar de você ter que fazer suas próprias compras, com certeza não sairá mais caro do que uma diária em um hotel.

De acordo com estudos, esse tipo de estadia está crescendo cada vez mais. Em Orlando, por exemplo, esse crescimento foi de 20%, de acordo com o Viagem Livre. O motivo é que as pessoas estão procurando um maior contato com a cultura local, se aproveitando de um menor custo e de uma maior liberdade.

Outro dado que reforça essa tendência, é que de acordo com o Mercado Livre e o Oh! Panel, os números de buscas online para aluguéis de temporada também aumentaram em 70%.

Por que se hospedar em hotel?

As vantagens dos hotéis é que eles oferecem serviços de quarto e de cozinha, e também são mais seguros, por serem melhor localizados.

Para quem tem filho, essa é uma boa opção também. Toda a infra-estrutura e comodidade que eles oferecem acabam por tornar mais prática e mais aproveitável sua viagem.

Como escolher?

Para escolher a melhor opção tanto de casas/apartamentos quanto de hotéis, a sua maior aliada é a internet. Você pode encontrar dezenas de grupos em redes sociais, corretoras de aluguéis e sites de buscas, e assim, pesquisar e classificar as que mais lhe agradam.

E fique esperto: converse primeiro com o dono do local para se informar melhor sobre a localização da estadia e o verdadeiro estado dos objetos e dos cômodos. Peça fotos e até vídeos de dentro, para que assim, você não corra o risco de quebrar a cara.

Preços

Os preços variam muito de cidade para cidade. Geralmente, os localizados próximos de pontos turísticos e à beira da praia são os mais caros. Sites como Booking, Trivago, Imóvel Web e Alugue Temporada são exemplos de plataformas populares para busca de aluguéis e hospedagem.

E para você que pretende viajar se acomodando em hotel, os sites mais baratos para se fechar negócio são o Priceline e o Hotwire. Eles, logo de cara, selecionam para você as melhores opções de acordo com a sua necessidade.

Decisão

O processo de decisão é simples: pense para onde se está viajando e quais são os seus recursos e necessidades. Sua escolha precisa estar baseada no dinheiro que você tem, no tipo de pessoas com quem se está viajando e o objetivo da viagem: se é para um maior descanso e praticidade, ou uma maior privacidade e economia.