O lançamento da série estrelada pela especialista em arrumação e autora do best seller “A Mágica da Arrumação”, Marie Kondo, fez com que diversas pessoas começassem verdadeiras faxinas em suas casas – e vidas! Veja como o método KonMari pode ser aplicado na hora de arrumar as malas e economize espaço!

Com certeza, um dos momentos mais estressantes compartilhado por viajantes é a hora de arrumar as malas. Roupas que somem, aquele documento que você não acha, dúvidas entre o que colocar na bagagem de mão e o principal: como fazer para todas suas roupas caberem na mala, afinal, algumas taxas de excesso de bagagem podem ultrapassar os U$ 200!

Por isso, separamos as principais dicas para aplicar o método KonMari e te ajudar a arrumar as malas da melhor forma possível!

Explicando o método KonMari

De maneira bem resumida, o KonMari é o método desenvolvido por Marie Kondo para manter a ordem através do “essencial”, isto é, se livrando de todo o excesso.

Para a autora, devemos nos cercar apenas daquilo que nos faz feliz – sejam livros, roupas, móveis, etc. Ela também defende a ideia de que seu estado de espírito influencia na organização do ambiente, emanando ou absorvendo ordem ou desordem.

Por isso, a regra principal do KonMari é o desapego: se livrar de tudo aquilo que não te traz felicidade e que não é mais útil. Para isso, a autora encontrou uma solução simples: perguntar se o objeto traz alegria.

via Gfycat

Como aplicar o método KonMari?

O método de Marie Kondo é muito maior do que a busca por felicidade em seus objetos. Após se desapegar de todos o excesso de pertences, é aí que a arrumação começa!

As principais dicas da especialista são:

Organize suas coisas por categorias:

Durante o dia, é normal deixarmos objetos espalhados pela casa e em cômodos diferentes. Por isso, a dica é separar todos os objetos por categorias e reunir tudo em um único lugar, deixando a organização por cômodos de lado.

A ordem recomendada por Marie Kondo é:

  1. Roupas
  2. Livros
  3. Documentos
  4. Objetos variados
  5. Itens de valor sentimental

Essa categorização faz com que você diminua o tempo que gastaria arrumando cada cômodo e te permite organizar cada categoria por vez, otimizando sua faxina!

Caixas, caixas e caixas!

Quando estiver organizando seus objetos, o ideal no método KonMari é utilizar caixas. Além de extremamente funcionais, existem diversas que podem também fazer parte da decoração. Só cuidado para não se tornar uma acumuladora de caixas!

via GIPHY

Os itens de valor sentimental também devem partir!

Pode ser muito difícil dizer adeus aos bilhetinhos do começo do namoro ou aquele livro que você leu aos 13 anos e te ajudou no primeiro coração partido, mas eles já cumpriram seu propósito. Liberte-se dos itens que você não revisita e deixe eles apenas na sua memória, não na sua estante pegando poeira.

O método KonMari na hora de arrumar as malas de viagem

Dobrando as roupas

Marie Kondo é MUITO fã de dobrar roupas e tem diversas técnicas para isso. A mais famosa é dobrar a camiseta até que ela se transforme em um retângulo.

Utilizando essa técnica, você vai aproveitar muito mais o espaço de sua mala. Faça o teste!

Encaixe um item em outro

Um outro jeito de economizar espaço é utilizando o espaço de uma roupa para guardar outra. Por exemplo, que tal guardar meias dentro dos sapatos ou no bojo do sutiã?

Use sacos plásticos com o fecho zip

Saquinhos para alimentos são ótimos para guardar itens pequenos, como jóias, bijouterias e cosméticos. Combine as dicas e faça saquinhos para cada categoria!

Ordem na Casa, com Marie Kondo, já está disponível na Netflix.

Agora que você já aprendeu a arrumar suas malas seguindo o método KonMari, confira os melhores aplicativos para você aproveitar ao máximo sua viagem!