Muito popular nos 60, os cinemas drive-ins foram perdendo espaço com o passar do tempo. Contudo, ainda é possível desfrutar dessa experiência única

Muito populares entre as décadas de 50 e 70, o cinema drive-in não só era uma febre, como também tinha um papel fundamental na cultura norte-americana. Retratado em diversos clássicos, alô Grease, os Drive-Ins estavam por todas as cidades dos Estados Unidos e era frequentado por todos, desde grupos de amigos, que muitas vezes preferiam levar cadeiras de praia para assistir aos filmes fora dos carros, até mesmo casais que aproveitavam o clima romântico.

 

Independentemente de estar dentro ou fora do automóvel, o som dos filmes vinha dos rádios dos carros, já que cada tela tinha uma estação própria. Normalmente o público podia escolher sobre o gênero de filme que gostaria de ver, cada drive-in, geralmente, apresentava mais de uma tela e possuía lanchonete com opções de fast-food e bebidas, vale lembrar que era permitido o consumo de bebidas alcoólicas no local.

 

A partir da década de 80 os drive-ins começaram a perder sua popularidade, em parte graças ao avanço da tecnologia e evolução das salas de cinema e também em consequência do alto custo de manutenção dos estabelecimentos, que envolvia também a grande área na qual os carros estacionavam.

 

Hoje, o drive-In é sinônimo de “voltar no tempo”. Ver um filme a céu aberto, tendo as estrelas como plano de fundo, com uma tela gigante, dentro do carro e ainda com comidinhas e bebidas é um momento raro, por isso, especial. No Brasil, o único drive-in existente está localizado em Brasília. Contudo, se você tem uma viagem planejada para os Estados Unidos, o país norte americano ainda tem algumas preciosidades funcionando.

 

Confira abaixo 5 drive-ins que continuam funcionando nos EUA e não deixe de surpreender a pessoa amada ou viver essa experiência única.

 

Satrlight Six Drive-In

O único drive-in sobrevivente na região de Atlanta abriu pela primeira vez em 1949 e desde então tem passado por vários donos e diversas mudanças. Contudo, o drive-in ainda é muito visitado e faz a alegria daqueles que passam por Atlanta e querem “voltar no tempo”. Atualmente, é bastante frequentado por famílias, que aproveitam do ar livre para levar as crianças, e grupos de amigos. O valor é acessível, $9,00 para adultos e $1,00 para crianças. Hoje, o drive-in conta com projeção digital de alta qualidade, para uma melhor experiência. No site do Starlight é possível visualizar o mapa de acesso ao local, filmes em exibição e os próximos da lista, as comidas oferecidas na lanchonete e muito mais, mas também é permito entrar com alimentos próprios.

 

66 Drive-In

O 66 Drive-In foi inaugurado em 1949 e está localizado na conhecida estrada americana, Rota 66, mais precisamente, no estado de Missouri, em Carthage. O estabelecimento fechou durante os anos 80, mas foi reinaugurado em 1998, com novas telas. Atualmente o 66 Drive-In está fechado até a primavera de 2017. Para entrar, a regra é a clássica, quem chegou primeiro tem o melhor lugar, afinal, não é possível reservar um espaço para seu carro. Os preços aqui são acessíveis, crianças até cinco anos não pagam, as de 6 até 12 pagam apenas $4,00, já as maiores de 13 pagam $8,00. Em seu site é possível checar até mesmo a previsão do tempo, com o céu aberto, é melhor que todos estejam preparados. O estado de Missouri é um dos poucos que conta com mais de 5 opções de drive-ins.

 

Harvest Moon Drive-In

Localizado em Gibson City, no estado americano de Illinois, EUA, o drive-in foi aberto em 1954. Sobreviveu a um tornado nos anos 70, a uma temporada fechada, foi reaberto em 1996 com duas telas e em 2013 foi convertido para projeção digital com imagens em 4k ultra HD. O Harvest Moon é aberto de março a outubro todos os anos. Os valores das entradas variam: maiores de 12 anos pagam $7,00, crianças de 4 a 11 anos pagam $6,00 e menores de 4 anos não pagam. Para entrar no local com bebidas levadas de fora do drive-in é necessário pagar uma taxa de $5,00 por carro. O Harvest Moon oferece snack bar com pipoca e drinks.

 

Sunset Drive-in

Localizado na Big Apple, especificamente em Middleport, o Sunset Drive -in foi inaugurado em 1950 e continua em funcionamento desde então. Primeiramente, o drive-in contava com apenas uma tela, já hoje é possível ver filmes em alta projeção digital em três telões. O estabelecimento conta também com um restaurante completo, é possível comprar pipoca até sanduiches e cachorros-quentes, além de bebidas quentes ou frias. A temporada de 2016 já se encerrou, mas o restaurante continua aberto. Os ingressos custam $9,00 para maiores de 12 anos e $4,00 para crianças de cinco até 11 anos, os menores de cinco anos tem entrada gratuita.

 

Vineland Drive-in

Inaugurado em 1955, o Vinelan Drive-In continua aberto diariamente oferecendo diversas opções de filmes, inclusive recente, para seu público. Ao contrário de muitos outros que fecham durante uma temporada e reabrem na primavera de 2017, o Vineland abre inclusive em feriados, faça chuva ou faça sol. Os valores dos ingressos variam durante os dias da semana e os finais de semana. Ás sextas e sábados adultos pagam $9.50, já as crianças de cinco até oito anos pagam $3.25, já as menores de cinco anos são cortesia. Durante as semanas os valores são: adultos – $9.50, crianças – $3.00 e cortesia para menores de cinco anos.

 

Aqui é possível encontrar diversos drive-ins, nos Estados Unidos, divididos por estados.