Está buscando uma boa oportunidade fazer um investimento? Saiba o que são os Minicontratos e como ganhar mais dinheiro.

Nós já contamos uma vez sobre as vantagens de investir em comparação com deixá-lo na poupança. Neste mesmo texto mostramos como fazer isso e como funcionam os possíveis investimentos da bolsa de valores, além de ser mais vantajoso para um iniciante. Dessa vez, vamos falar sobre como e porque investir em Minicontratos futuros.

O que é um contrato?

O primeiro passo para entender sobre como operar Minicontratos futuros é preciso entender o que é um contrato. No contrato são definidas as características da negociação – como o tipo do ativo (neste caso o Dólar futuro), data de liquidação, quantidade mínima, horários de negociação, entre outros – entre os compradores e vendedores. Estes tipos de contratos são todos negociados na Bolsa de Valores.

O que é um contrato futuro?

Um contrato futuro nada mais é do que uma negociação realizada hoje de um contrato que será liquidado em uma data futura. Por exemplo, você quer comprar um ativo – commodities, ação, moeda estrangeira, entre outros – e fecha um contrato de compra com um preço pré-determinado, mas, ele só vai se concretizar daqui um tempo. Isso é um contrato futuro, pois se trata de preços no mercado futuro.

Quais são as vantagens de um contrato futuro?

A primeira vantagem de um contrato futuro é que é possível travar a cotação (de uma moeda, por exemplo) hoje de algo que só será liquidado no futuro e assim o investidor não precisa mais correr o risco do preço de determinado ativo oscilar (dólar por exemplo). Já a segunda vantagem desse tipo de contrato é que o investidor também não precisa ter todo o dinheiro na data presente para fechar uma negociação, pois poderá comprar um contrato hoje com apenas um valor parcial do total.

Minicontratos

Os minicontratos são atraentes principalmente para os pequenos investidores pelo fato da quantidade mínima negociada ser muito menor que os contratos padrões. Por exemplo, no caso do dólar, o contrato padrão vale o equivalente a 50 mil dólares, sendo que o mínimo que a bolsa permite negociar são 5 contratos, gerando um total de 250 mil dólares. Já os Minicontratos têm o valor equivalente a 10 mil dólares, e o investidor ainda pode negociar de um em um.

Margem de garantia

A margem de garantia é um montante que ambas as partes envolvidas em um contrato futuro precisam depositar para garantir seu cumprimento. Nos Minicontratos, os valores são muito mais baixos e por isso tornam mais plausíveis. Com isso um investidor pode operar um contrato que equivale a 10 mil dólares no vencimento, depositando apenas 2.000 dólares, ou menos.

Simplificando, um minicontrato equivale à 20% de um contrato “normal” e é uma opção interessante para quem quer começar a investir mas sem destinar quantias elevadas nisso. Dessa forma, os riscos acabam se tornando menores também.