Alguns lugares do nosso planeta oferecem cenários deslumbrantes de belezas naturais para quem quer acampar

Passar uns dias em contato com a natureza é realmente gratificante e um dos maiores prazeres da vida. Afinal, não há nada melhor do que sair da rotina agitada e ir para algum lugar calmo, com muito verde e paisagens bonitas.

 

Uma das melhores formas de vivenciar esses momentos com a mãe Natureza é acampando. Montar sua barraca, fazer sua própria comida, tomar banhos em rios e cachoeiras, fazer caminhadas, trilhas e subir ao topo de uma montanha para apreciar a vista incomparável do nascer do sol, é desejo de muitos aventureiros.

 

No entanto, é comum encontrar certas dificuldades com fatores como: o que é necessário levar na viagem, local mais indicado para instalar a barraca e modelo mais adequado para aquele tipo de destino, onde encontrar itens essenciais para sobrevivência no acampamento, entre outros. Por isso, é muito importante ter bastante conhecimento sobre o destino que está indo. Afinal, é a partir disso que você saberá como se manter durante os dias.

 

Outra dica é verificar se lá existem campings, pois alguns fornecem barracas para alugar – o que irá evitar uma boa parte do seu esforço – ou até mesmo chalés, cabanas, tendas luxuosas, etc.

 

Confira abaixo alguns destinos ideais para acampar, sendo que muitos já contam com campings bem estruturados para tornar sua experiência mais agradável:

 

Ecocamp Torres Del Paine – Patagônia, Chile

camping

Formada por domos (cabanas) interligados por uma passarela de madeira, a Ecocamp conta com paisagens exuberantes do parque chileno Torres del Paine. Além de ser bastante seguro, os locais para dormir são bem confortáveis e bonitos.

 

De primeira impressão é possível achar que você está em um hotel, porém as cabanas foram projetadas exatamente para que os viajantes sintam como se estivessem em um acampamento de luxo.

 

O contato com outros viajantes e com a natureza é bem fácil – uma vez que os domos possuem paredes e teto de vidro, o que facilita na hora de apreciar o céu estrelado e a natureza em volta.

 

A Ecocamp oferece quartos privados, que se dividem em chalés e em modalidades – conforme as necessidades de cada um –, e são equipados com lareira, terraço e banheiro.

 

Lá também é possível encontrar uma área de convivência – sendo do mesmo formato que as outras cabanas – onde é servido o café da manhã para todos os hóspedes e equipado com uma biblioteca, um bar e terraço. Além disso, é possível participar de diversos churrascos preparados pelos locais e fazer aulas de yoga.

 

Canyonlands National Park – Utah, EUA

acampamento

O Canylonlands National Park faz parte de um conjunto de 5 parques nacionais do estado de Utah, nos Estados Unidos.

 

Por ser muito grande e com diferentes características, o parque é dividido em 4 distritos: Island in the Sky, com vistas maravilhosas por cima do cânion; The Rivers, local ideal para quem quer fazer raftings; The Needles, onde é possível obter uma perspectiva diferente de dentro do cânion e The Maze, área onde o acesso é feito somente com um 4×4.

 

O Canyonlands é pouco conhecido, mas possui uma beleza natural que encanta qualquer pessoa. Pontuado por enormes torres de arenito, o parque oferece diversos locais de campismo, além de espaços afastados para viajantes que preferem ter mais privacidade em sua própria barraca.

 

Por ser uma área de deserto, o destino pode apresentar temperaturas extremas ao longo do ano. Em geral, a primavera (abril e maio) e o outono (meio de setembro e outubro) são as melhores épocas para visitar e acampar em Canyonlands, onde a temperatura oscila entre 10 e 26ºC. Já no verão (junho a agosto), as temperaturas podem passar de 38ºC, o que pode tornar as caminhadas pelo parque cansativas. Mas para quem gosta de frio, no inverno (novembro a março), a temperatura mínima do deserto pode chegar a -17ºC durante a noite – nesses casos, lembre-se de levar cobertores, roupas de frio, comidas e utensílios que irão te ajudar na estadia, evitando grandes preocupações durante a viagem.

 

Waldseilgarten – Alemanha

destinos para acampar

Quase todo mundo já teve o sonho de ter uma casa na árvore quando criança. Bom, para realizar esse desejo, é só ir até Waldseilgarten –  um local, na Alemanha, que oferece aos viajantes a possibilidade de dormir em tendas que ficam penduradas em árvores (literalmente).

 

A técnica é bem parecida com a dos escaladores que necessitam passar a noite em barracas fixadas apenas em um ponto na rocha. A única diferença é que a ancoragem é realizada em galhos de árvores.

 

Para passar por essa experiência, os hóspedes têm que aprender a usar cordas de apoio para subir em suas tendas sozinhos.

 

Lá também é possível encontrar outras formas de hospedagens – mais radicais. Os viajantes podem dormir em uma plataforma que fica posicionada em um penhasco com cerca de 1000 metros de altura. Para que isso seja possível, é utilizado sistemas de segurança para poder fixar a barraca nas rochas, chamados de Portaledges.

 

Cordilheira Huayhuash – Peru

acampamento

Se você deseja armar sua própria barraca, fazer sua própria comida e viver uma verdadeira experiência de acampamento, a dica é ir para Cordilheira Huayhuash, no Peru.

 

Para quem curte montanhismo, esse local conta com um dos famosos picos que ultrapassam 6 mil metros de altitude. Além disso, os andes peruanos também são conhecidos por oferecerem paisagens impressionantes.

 

Para melhorar a viagem, na rua principal da cidade é possível encontrar agências que realizam passeios como, caminhadas a pé, cavalgadas, escaladas, entre outros, além de poder acampar com outras pessoas, de outros acampamentos.

 

Em geral, os roteiros são de vários dias e você pode escolher qual se adequa melhor às suas necessidades.

 

Lembre-se: no Peru, em algumas épocas do ano, a temperatura pode cair bastante, chegando a -15ºC ou mais. Por isso, é muito importante certificar-se de levar roupas de frio, luvas, meias, calçados adequados para o frio, entre outros itens.

 

Miyajima – Japão

lugares para acampar

Miyajima é conhecida como a “Ilha dos Deuses” e foi declarada como Patrimônio Mundial pela UNESCO.

 

O local oferece aos viajantes barracas ou tendas para alugar e curtir um tempo mais longo em Rota Omoto, que atravessa uma paisagem belíssima composta por rochas e pinheiros, ou visitar o famoso monte Misen.

 

A ilha é sagrada e repleta de histórias, o que torna a viagem realmente interessante – uma vez que a cada descoberta sobre o destino, você poderá se impressionar mais ainda.

 

Os principais pontos turísticos são: o Santuário de Itsukushima e o Tori flutuante, além dos inúmeros templos e monumentos históricos.

 

Stone Camp – Deserto Agafay, Marrocos

acampamento

Em meio ao deserto marroquino de Agafay – localizado a 40min de Marraquexe -, é possível encontrar modernas tendas do camping Scarabeo. O acampamento possibilita uma vista em 360 graus do deserto, sendo algo diferente, inusitado e exótico, pois a beleza de Agafay é incomparável.

 

O interior das tendas se parece com cômodos reais, composto por móveis e itens de decoração históricos – um conforto dificilmente encontrado em qualquer outro lugar para acampar.

 

Além disso, o acampamento também oferece diferentes atividades aos hóspedes, como: passeios de camelo, trekking, passeios a cavalo, buggy, aulas de yoga e massagens. Ou seja, é um verdadeiro luxo!

 

Para garantir maior privacidade, as tendas ficam bem distantes uma das outras. Ou seja, para quem deseja passar um tempo relaxando, lendo um livro, apreciando a paisagem, tomando um delicioso chá marroquino e ainda aproveitando o silêncio, esse camping é ideal.

 

Lago Myvatn – Islândia

camping

O Lago Myvatn fica localizado ao norte da Islândia, próximo à cidade de Akureyri, e é um dos destinos mais conhecidos para acampar e explorar a natureza, além de oferecer algo aos viajantes durante o verão que não se vê em qualquer lugar: auroras boreais.

 

A paisagem por si só já é adorável, com relevos em formatos diferentes, grandes extensões de água e bonitas montanhas.

 

Para viver uma experiência inesquecível vale a pena optar por acampar próximo ao Reykjahlid, em Vogar – um camping perto das margens do Lago Myvatn. Ao montar a sua barraca, será possível contemplar um pôr-do-sol realmente encantador, tornando a paisagem maravilhosa e ideal para tirar fotos diferentes e bonitas.

 

El Chaltén – Argentina

lugares para acampar

Fundada em 1985, El Chaltén é a cidade mais recente da Argentina. O destino atrai os apaixonados por montanhismo, trekking e natureza, e pessoas de todo o mundo viajam até lá para se aventurarem em suas trilhas.

 

A cidade vem ganhando cada vez mais destaque ao longo dos anos, sendo um dos locais mais procurados na Patagônia, Argentina.

 

Como as principais atrações de El Chaltén são suas paisagens naturais, trilhas e outras atividades ao ar livre, a melhor temporada para visitar a cidade é quando as temperaturas não estão tão baixas e a neve não atrapalha o caminho dos viajantes em suas aventuras.

 

Esse período vai do final de novembro até meados de abril – dezembro e janeiro são os meses mais procurados por turistas.

 

Para quem quiser acampar, a dica é que as tendas e barracas sejam bem armadas e fixadas, pois como o vento lá é muito forte, há riscos de ela desabar a qualquer momento se não estiverem colocadas de forma adequada. Lembre-se: dependendo do mês que você for, as temperaturas podem cair para abaixo de zero durante a noite. Certifique-se de levar sacos de dormir, cobertores e roupas de frio.