Muita gente desconhece, mas hoje, 21 de setembro, é o Dia da Árvore. Conheça os túneis naturais ao redor do mundo.

Importante elemento de nossa sobrevivência, as árvores têm um papel fundamental na produção de oxigênio, madeira, medicamentos e frutos pra sociedade. O trabalho de fotossíntese realizado por suas folhas também interfere no equilíbrio climático da Terra.

Como é do conhecimento de todos, elas precisam ser preservadas, porém, não é bem isso o que acontece. Segundo um recente estudo do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e da Fundação SOS Mata Atlântica, o maior bioma brasileiro está sob risco de extinção – o aumento de 57,7% nas taxas de desmatamento, comparado ao ano de 2015, comprova isso. Motivada pela atual situação, o Dia da Árvore tem como objetivo inserir uma certa reflexão na mente de toda sociedade e governo, e de chamar atenção para esse constante e grave problema.

No entanto, não é só se conscientizando que se comemora o dia… é viajando também! A natureza oferece lindas atrações pra gente apreciar. Entre uma de suas obras mais fantásticas estão os túneis naturais. Espalhados por toda parte, poucas pessoas tem conhecimento do que são e onde estão localizados. Para você conhecê-los, fizemos uma lista com os 10 mais lindos do mundo!

Três séculos de história

A estrada de “The Dark Hedges”, além de ser cenário de Game of Thrones, é um dos lugares mais lindos que você possa conhecer. Perto de Amoy, um condado da Irlanda do Norte, as árvores Faias são responsáveis por tornar a atração turística mais aconchegante. Plantadas pela Família Stuart no século XVIII, elas tem quase 300 anos de história.

As Faias são típicas da Europa e da Ásia e tem importantes benefícios medicinais, além de serem ótimas como lenha e na construção de móveis.

Love Story

Esse é o passeio ideal pra casal. O Túnel do Amor, como o chamam, é situado ao lado da cidade de Klevan na Ucrânia e tem até lenda: dizem que quem atravessa seu caminho tem o direito de fazer um pedido. Se o amor do casal for puro e forte como deve ser, ele se torna realidade. O túnel tem cerca de 7 quilômetros de extensão.

Caso visite o local, tome cuidado, pois trens atravessam a trilha

100% protegido

Esse túnel fica em Arashiyama, no Japão. Diferente de qualquer outro, ele é todo feito de árvores bambus.

A área é chamada de “Sagano Bamboo Forest” e cobre aproximadamente 16 km² da região em que se encontra. O ruído provocado pelos ventos que passam pela floresta é um dentre vários sons que os japoneses protegem em seu país!

Sobreviventes

O Túnel Gingko é um dos mais apreciados pelos japoneses. A árvore, que compõe a paisagem, é um símbolo de esperança e longevidade para a população. No dia em que Hiroshima foi atacada pelas bombas nucleares dos EUA, seis dessas árvores sobreviveram e continuaram a crescer mesmo após o bombardeio. Chamada de “portadora de esperança”, a Gingko biloba tem a capacidade de viver por quase 2 mil anos.

Teto florido

As cerejeiras são as estrelas desse túnel localizado na cidade de Bonn, na Alemanha. A rua, onde estão situadas as árvores, é muito tranquila. Na época de primavera, quando as flores estão desabrochando, a paisagem fica ainda mais linda.

O fruto da árvore é a cereja, da qual todos nós conhecemos. Ela tem propriedades que previnem doenças cardíacas e o envelhecimento precoce.

Dama da Noite

O Jacarandá é uma árvore típica da América da Sul, que foi levada para a África há mais de 100 anos atrás. Em Joanesburgo, o túnel dessas árvores, localizado na Rua dos Jacarandás, é um dos locais mais encantadores de se visitar.

O período mais bonito de ver a região é durante o outono, época em que as flores estão abrindo. Até hoje, foram descobertas mais de 100 espécies dessa árvore.

Do céu

A imagem acima não é de uma pintura à óleo, ela realmente existe e se localiza no Japão. Depois que toda a temporada de cerejeiras terminam no país, as flores glicínias, como são chamadas esse tipo de trepadeira, aparecem. Elas são dispostas a tal modo, que quando crescem, caem do alto criando um festival de cores.

O túnel natural mais interessante por lá é o do Wisteria Festival, o qual é mostrado acima. A cada primavera, os residentes celebram a época das flores em cidades como Tokyo, Shizuoka e Okazaki.

Paraíso rosa

Só de olhar, você percebe que o Sakura é um dos túneis mais românticos de toda lista. Completamente rosa, ele também é composto por árvores do tipo cerejeira.

Seiva comestível

Situado em Oregon, nos EUA, o túnel de Maple é um dos pontos mais atraentes da cidade. Inteiramente formado por Acers, a folha dessa árvore é o que conhecemos por aqui por bordo. A seiva dela é consumida por muitos norte-americanos e canadenses – ela serve como calda para panquecas, crepes e torradas.

Não é efeito de Photoshop

O caminho que dá para o moinho de vento de Halnaker também é um dos mais bonitos do mundo. Localizado na cidade de Sussex, no sul da Inglaterra, o local é uma obra de arte da natureza.