Entenda o sistema educacional e porque ele é considerado um dos melhores do mundo


nm

Cada uma das 10 províncias e 2 territórios do Canadá tem o seu próprio sistema de ensino que credencia suas escolas. Estas, por sua vez, estão divididas em School Districts. O currículo de todas as escolas tem um núcleo comum e um específico de cada província, priorizando a cultura e história de cada região. O ensino é gratuito e obrigatório dos 6 anos aos 16 anos.

 

Os estudantes da rede pública canadense estão entre os primeiros do mundo, de acordo com os resultados do PISA. Os diplomas de Ensino Médio são reconhecidos mundialmente

 

Veja abaixo alguns aspectos do sistema educacional canadense:

 

– O ensino público canadense possui um índice de qualidade muito alto.

 

– O Canadá gasta mais com a educação (per capita) do que qualquer outro país do G8.

 

– Mais de 95% das crianças canadenses estudam em escolas públicas, pois, além das particulares serem caríssimas, as públicas são excelentes.

 

– O sistema educacional compreende desde a pré-escola até a 12ª série. Em geral, a escola secundária consiste em duas correntes de ensino: a primeira prepara o aluno para a universidade, a segunda prepara-o para a educação pós-secundária, em colégios comunitários ou instituições de tecnologia, ou ainda para o mercado de trabalho. Há também programas especiais destinados a alunos incapazes de completar os programas regulares.

 

– Tanto os alunos do Ensino Fundamental como os do Médio, ficam na escola em período integral, do início da manhã até o meio da tarde. Além das aulas regulares, eles fazem todas as outras atividades na escola, como artes, esporte, fotografia e robótica.

 

– As escolas públicas do Canadá têm recebido estudantes internacionais desde a década de 80.

 

– A maioria das escolas religiosas são católicas, as chamadas Catholic schools. Nelas, o ensino religioso é obrigatório, assim como o costume das orações no dia a dia, além de retiros religiosos e missas.
– Os estudantes estrangeiros – que estudam em universidades canadenses – podem inscrever seus filhos nas escolas públicas canadenses.

 

– Algumas províncias oferecem às crianças superdotadas programas de ensino mais acelerados e enriquecidos. Crianças com um aprendizado mais lento, ou até mesmo limitado, podem ser colocadas em programas, aulas e instituições especializadas. Cada vez mais, entretanto, as crianças limitadas estão sendo integradas ao sistema normal.

 

Para mais informações sobre intercâmbio acesse: NMintercambios.com.br/nm/

 

Telefone: 11 5531 3611

Celular: 11 99112 9977

E-mail: info@nmintercambios.com.br

Skype: monicamandil