A Segunda Guerra Mundial, iniciada em 1939, teve seu fim 6 anos depois, em 1945. O saldo da batalha foi bem negativo para os países europeus, nações tiveram suas economias danificadas e milhares de pessoas foram mortas, feridas e prejudicadas por conta dos acontecimentos.

Como surgiu a União Européia e o Euro

Para se reerguer, os países europeus tiveram que arranjar um modo de se unirem novamente e seguirem em frente. O primeiro passo foi a criação da Comunidade Econômica Européia (CEE) em 1957. Essa organização foi formada a partir do Tratado de Roma, assinado entre 6 países, e tinha o objetivo de lidar com diversos assuntos, inclusive os econômicos.

Até então, eles não adotavam uma moeda única para uso, cada nação tinha a sua: a França utilizava o franco, por exemplo, enquanto a Itália, a lira. A primeira vez que se teve a ideia de unificar a moeda foi em 1969, porém, ela só a veio a circular em 2002. Durante esse período, o Tratado de Maastricht (1992) transformou o CEE em União Européia, unindo economicamente 11 países do continente europeu.

Hoje, a UE já tem 28 países membros, e desse número, 19 já utilizam o Euro como moeda oficial. Muitos estados e territórios que não fazem parte da UE também utilizam o Euro, como são os casos de Kosovo, Mônaco e Montenegro. Já a Dinamarca é um exemplo de país que não é da Zona do Euro, mas é membro da União. Sua moeda é a coroa dinamarquesa.

Curiosidades da Moeda

#1 – A nova nota de 50

A primeira curiosidade sobre o Euro é o lançamento de sua nova nota de 50. De acordo com o G1, ela tem o objetivo de evitar falsificações. “Esta é uma nota muito inovadora em termos de segurança”, disse o funcionário do Banco da França, Gilles Vaysset.

A cédula apresenta duas características criadas para driblar os criminosos: a primeira, é a inserção de uma imagem transparente de uma deusa da mitologia grega em meio a uma faixa metálica; e a segunda, a cor esmeralda dos números 5 e 0, que é alterada caso alguém mova a nota de um lado para o outro.

#2 – O símbolo

A origem do símbolo do Euro (€) foi inspirada na letra grega épsilon, que remete ao “e” da palavra Europa. Dentro do símbolo, as duas linhas paralelas representam a estabilidade da moeda. 😉 .

Economize na sua compra de Euro, aproveite as melhores cotações na BeeCâmbio.