O dólar é uma das moedas que mais circulam no mundo todo. Só para se ter uma ideia, segundo Ricardo Ackel, consultor técnico da BeeTech, hoje, 75% de todas as movimentações financeiras são realizadas com a moeda. Conheça os tipos de dólar.

A principal moeda do mundo, o Dólar Americano, tem três tipos diferentes: o comercial, turismo e paralelo. E então, nós preparamos uma explicação rápida para você entender melhor sobre os tipos de dólar e suas diferenças. Confira!

Dólar Comercial

É a moeda utilizada para realizar transações internacionais entre empresas ou por meio da Bolsa de Valores. Quando se exporta ou importa alguma mercadoria deve-se utilizar o dólar comercial.

Sua cotação é determinada pela Lei da Oferta e Procura, que busca equilibrar o montante de produtos que são fabricados e que são vendidos em território nacional. O Banco Central, que rege as flutuações de taxas de câmbio no Brasil, também costuma intervir sobre esse valor comprando ou vendendo a moeda.

Dólar Turismo

É o dólar utilizado para viajar à turismo. A compra de passagens e pacotes de viagens são todas feitas com este tipo de moeda. Mais caro que o Comercial, elas exigem das casas de câmbio um gasto maior com manutenção e transporte.

Outra forma de utilizar o dólar turismo é fazendo pagamentos de débitos em moeda estrangeira no cartão de crédito.

Dólar Paralelo

Diferente do dólar comercial e do turismo, o dólar paralelo não é legalizado aqui no Brasil. Ele se encontra às margens das negociações e são utilizados apenas por pessoas que não tem permissão de negociar com a moeda. Quem mexe com esse tipo de dinheiro é comum que se use notas falsas, ou seja, aquelas que, de acordo com o Banco Central, não apresentam marcas d’água, por exemplo.

Antigamente, esse tipo de dólar era utilizado como uma forma de proteção contra as oscilações da economia.

E aí, ficou interessado em comprar dólar? Temos a melhor cotação do mercado! Simule por aqui.