Estudar no exterior sempre foi o sonho de muitos brasileiros, e os motivos que movem essa vontade são bem distintos. Conheça países que oferecem bolsas para você estudar no exterior.

De acordo com Eduardo Fayet, consultor técnico e gerente-executivo do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), quem tem uma experiência dessas, passa a se diferenciar dos demais profissionais em um mercado tão competitivo que nem o de hoje. Porém, não é só esse tipo de aprendizado que pode se tirar de um estudo no estrangeiro. O contato com diferentes culturas também pode proporcionar uma maior riqueza para a pessoa. Inclusive torná-la mais antenada e interessante.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), cerca de 6,7 milhões de estudantes brasileiros tiveram a oportunidade de estudar lá fora a partir de um programa chamado Ciência sem Fronteiras, uma iniciativa que tem o objetivo de, por meio de bolsas, promover um maior contato dos estudantes em áreas como ciências e tecnologias.

Para muitos brasileiros, o sonho de estudar no exterior é prejudicado por conta de suas baixas condições financeiras, porém, o Ciência é apenas um exemplo de vários outros programas de ensino que também oferecem oportunidades para estrangeiros.

Abaixo, separamos alguns exemplos bem bacanas para você conferir:

Pós graduação: Alemanha

De acordo com o site CNI, o país oferece bolsas de estudo parciais ou integrais em cursos de pós-graduação nas áreas de engenharia, economia, saúde pública, medicina veterinária, administração, planejamento urbano, dentre outras, a partir do programa Development-Related Postgraduate Courses.

A admissão nestes cursos é feita apenas para estudantes que já concluíram suas graduações (e no máximo há 6 anos atrás) e já tem pelo menos dois anos de experiência no mercado de trabalho.

Pós Graduação – Canadá

No país canadense, existem dois programas para quem quer fazer sua pós no exterior. O primeiro é o Emerging Leaders in the Americas Program (ELAP), que oferece bolsas para os brasileiros em pós-graduações, e o segundo, o Canada-Brazil Awards – Joint Research Projects, que disponibiliza recursos para produção de pesquisas. Ambos exigem que você saiba uma das línguas nativas do país: inglês ou francês.

Pós-graduação – Estados Unidos

Os EUA tem um programa chamado Fulbright Brasil, que disponibiliza bolsas de estudo para pós-graduação em universidades locais, e ainda, oportunidades de estudo para professores e pesquisadores. Para a admissão, é necessário que o candidato tenha inglês comprovado por algum destes testes: TOEFL IBT, ITP ou IELTS.

Graduação e Mestrado – França

O Emily-Boutmy Scholarship é um programa francês de bolsas de estudo da universidade Science Po, que oferece cursos de graduação e mestrado. A admissão é aprovada para estudantes que têm o ensino médio completo. O pedido de bolsa deve ser feito pelo formulário de inscrição no site, onde você também pode encontrar maiores informações a respeito.

Mestrado – Irlanda

A Uversity é uma universidade na Irlanda que oferece bolsas para pessoas que queiram cursar seu mestrado lá fora. O desconto pode ser parcial ou até integral, dependendo do destaque do aluno. Os cursos desta escola são mais voltados para artes e design.

Agora que você já conhece alguns programas de bolsa, o próximo passo é planejar o seu estudo e aproveitar!