Saiba como escolher o melhor cartão de crédito

Mais do que poder de compra e dinheiro, os cartões de crédito representam um status e estilo de vida. Divididos em várias categorias, até mesmo a cor tem forte poder de representação, eles oferecem serviços diferentes para cada cliente. Diante de tantas opções, existe a questão sobre qual cartão de crédito é o melhor do Brasil.

 

Antes de saber a resposta da pergunta, é preciso entender como funciona o cartão de crédito e quais questões estão envolvidas no processo de fazer um cartão melhor ou pior que outro. Há diferentes bandeiras e diferentes operadoras de cartão de crédito.

 

O que é bandeira de um cartão?

Bandeira é o símbolo que fica no canto inferior direito do cartão e entre as mais conhecidas estão nomes como: Visa, Mastercard, Hipercard, Elo, American Express, Diners Club e etc. As bandeiras são um conjunto de diversas empresas financeiras que administram juntas o cartão de crédito, sendo assim, por trás de cada nome há instituições responsáveis por criar as regras e manter o funcionamento de cada uma.

 

O que é operadora de um cartão?

Já a operadora é a empresa que liga as bandeiras aos clientes. A operadora é a responsável por estabelecer limites de crédito, taxas e juros que serão cobrados. Geralmente, as operadoras são bancos, como Bradesco, Santander, Itaú, Banco do Brasil, entre outros. Mas também pode ser empresas aéreas, supermercados e lojas que também oferecem cartões de crédito e são operadoras.

 

Então, qual é o melhor cartão de crédito?

Para um cartão ser bom, independentemente de qualquer outra coisa, ele precisa ser aceito na grande maria dos estabelecimentos, afinal, do que adianta ter o cartão se ele não for aceito. Por isso, a bandeira é importante; no Brasil as bandeiras Visa e Mastercard tem grande cobertura, já o American Express tem maior cobertura no exterior do que aqui, embora também seja bastante utilizado no Brasil.

 

Existem vários cartões de crédito no Brasil e as opções estão disponíveis de acordo com seu perfil e estilo de vida. A maioria dos cartões exigem uma renda mínima mensal, esse valor pode ser mais baixo, como R$800,00 e chegar até os R$25.000,00, ou mais. Alguns cartões exclusivos não apresentam publicamente os requisitos necessários para obtê-lo.

 

Quanto menores as taxas, tanto de juros quanto de anuidade, e maiores as bonificações, melhor o cartão é. É preciso estar sempre atento a esses detalhes na hora de escolher o seu próprio cartão, o que é bom para alguns não necessariamente precisa ser bom para outros.

 

Se você é uma pessoa que viaja bastante, é válido pagar taxas maiores e ter um cartão que tenha maior conversão de milhas, por exemplo. Já se você não viaja tanto, pagar taxas menores é uma boa opção, mesmo tendo conversões menores. É preciso entrar em contato com a operadora para certificar-se de que está escolhendo o melhor cartão para seu perfil.

 

Cartão Black

Por outro lado, existem os cartões blacks e exclusivos que oferecem experiências aos seus consumidores, além do crédito. Mesmo esses apresentam variações e especificações. A grande parte apresenta atendimento VIP e disponível 24 horas por dia, mas serviços como seguro viagem, vantagens em hotéis, passagens aéreas, pontuações e mimos são oferecidos de formas diferentes de acordo com as operadoras e bandeiras.

 

No Brasil, as três bandeiras que representam bem os cartões “sem limite” são: Visa Infinite, Mastercard Black e American Express The Platinum.

 

Mastercard Black

 

A bandeira oferece sala VIP no aeroporto de Guarulhos e em outras salas espalhadas ao redor do mundo. É oferecido serviço de concierge que se responsabiliza tanto por organizar viagens, cuidar de presentes e o pessoal está disponível 24 horas por dia. Os clientes também contam com benefícios em restaurantes, hotéis e eventos de entretenimento.

 

Visa Infinite

 

Os clientes também contam com equipe especializada 24 horas por dia, lounges especiais em aeroportos com lanches, wifi, revistas, jornais entre outros mimos disponíveis. Há também descontos especiais em shoppings e outras marcas parceiras da bandeira, assim como restaurantes e os hotéis. Os clientes também contam com serviço de viagens e seguros especiais.

 

The platinum Card American Express

 

Somente convidados têm acesso ao cartão. O limite varia de acordo com o perfil, recursos e histórico de gastos.