Saiba quanto de dinheiro levar para a Europa sem precisar declarar para a Receita Federal.

Viajar para a Europa é o sonho de consumo de muitos brasileiros, mas algumas dúvidas podem surgir ao planejar sua viagem. A maior delas é quanto de dinheiro em espécie podemos levar para a Europa sem precisar declarar para a Receita Federal.

Então, veja os procedimentos de entrada e saída de dinheiro da União Européia e planeja sua viagem sem complicações.

A partir de qual valor é obrigatório fazer a declaração?

Não tem limite de valores para entrar e sair da Europa, mas para viajar dentro da lei, é necessário declarar para a Receita Federal caso você ultrapasse o valor de R$ 10.000 por pessoa, tanto em real ou na moeda estrangeira.

Para quem está voltando da Europa, pode trazer até € 10.000, por pessoa. Valores maiores, devem ser declarados na Alfândega. 

Onde faço a declaração de valores?

A declaração preenchida conforme às leis, deve ser entregue na Alfândega, localizada dentro do aeroporto, na zona de chegada. Não deixe de entregar a sua declaração para evitar dores de cabeça no futuro.

É obrigatório fazer a declaração? E se não fizer?

A declaração de valores, igual ou superior a 10 mil euros, é uma obrigação para todas as pessoa que entram ou saem da União Europeia. É necessário fazer a declaração de valores para se proteger de atividades ilegais, como o financiamento de terrorismo e branqueamento de capitais.

Se você não fizer a declaração de valores ou utilizar declarações falsas, seu dinheiro pode ser retido, apreendido ou você pode até sofrer alguma punição por violar a lei do país.