18 milhões de pessoas participaram das pesquisas para realização do prêmio SkyTrax

Ao realizar uma viagem internacional, o conforto durante todo o percurso é um fator relevante para muitos viajantes. Quanto mais tempo passado dentro do avião, mais é preciso que a poltrona seja confortável, a comida agradável e até as aeromoças/os educados e simpáticos. Sem dúvidas, esses pontos fazem a diferença durante um voo longo e na escolha do passageiro por qual companhia aérea vai voar.

 

Confira abaixo as top 5 companhias aéreas mundiais ranqueadas em 2015 de acordo com a SkyTrax, consultoria especializada no ramo. O prêmio é considerado o “Oscar da aviação” e é realizado com base na opinião dos passageiros. Foi levado em consideração mais de 40 aspectos das companhias aéreas envolvendo conforto, alimentação oferecida, processo de compra de passagens e check-ins e entretenimento.

 

Nesse ranking foram avaliadas 275 empresas por 18 milhões de pessoas de 160 países. A lista apresenta as 100 melhores empresas mundiais, então, 175 das companhias analisadas pela SkyTRax não entraram na lista.

 

Top 5 companhias aéreas mundiais:

 

  1. Qatar Airways

Qatar Airways

A primeira melhor companhia aérea do mundo para voar é do Qatar, país árabe localizado no oriente médio. Fundada em 1994, desde 2010 a empresa já acumula mais de 50 prêmios e entre eles estão: melhor classe executiva do mudo, companhia aérea do ano, melhor companhia para viagens internacionais, entre outros.  Sua sede está localizada em Doha, Qatar, e todos os voos que saem de São Paulo tem escala no país. Com a Qatar Airways é possível voar para 150 destinos no mundo e com serviços luxuosos. O prêmio de melhor do mundo 2015 desbancou a Cathay Pacific e ainda foi reconhecida como melhor companhia do Oriente Médio e por apresentar as aeronaves com os melhores assentos da classe executiva.

 

   2. Singapore Airlines

Singapore Airlines

A segunda melhor companhia aérea reconhecida mundialmente pela SkyTrax apresenta site completo apresentando os seus serviços e diferenciais, é possível saber quais filmes estarão disponíveis durante o voo. Nas refeições os passageiros podem escolher entre diversos pratos, inclusive selecionados exclusivamente para crianças e bebes, refeições vegetarianas, religiosas e de dietas para diabéticos ou um menu sem gorduras, entre outros. A empresa tem 90 países como destino e realiza voos saindo de São Paulo. A companhia também foi reconhecida em 2015 como melhor companhia aérea da Ásia, melhor classe executiva e melhor assento da primeira classe.  

 

   3. Cathay Pacific Airways

Cathay Pacific

A terceira melhor companhia aérea do mundo é chinesa. Com sede em Hong Kong, a empresa atua em 92 destinos, inclusive tem voo saindo de São Paulo, e conta com 148 aeronaves. Em 2014 tinha alcançado o primeiro lugar desse ranking, contudo, em 2015, apesar de estar em terceiro é classifica como a melhor companhia aérea “transpacífica”, na qual são avaliadas empresas que oferecem voos entre Ásia e Oceania e América do Norte e Sul.

 

4.  Turkish Airlines

Turkish Airlines

Criada em 1933, na Turquia, a quarta melhor companhia aérea mundial tem sede em Istambul e está presente 111 países, incluindo o Brasil, oferecendo mais de 278 destinos a seus passageiros. Turkish mantem-se em quarto lugar no ranking mundial, contudo permanece em primeiro lugar de companhias europeias pelo quinto ano consecutivo. Outros pontos em destaque da companhia são sua classe executiva e o lounge da empresa em Istambul para receber os passageiros – acomoda até mil pessoas e conta com restaurantes especializados em gastronomia local e internacional –. O estabelecimento é o primeiro colocado no mundo de acordo a Skytrax nessa categoria.

 

5. Emirates Airlines

Emirates Airlines

Com sede no aeroporto de Dubai, a companhia aérea Emirates Airlines é a principal dos Emirados Árabes Unidos. Embora esteja em quinto lugar no ranking geral, a companhia levou o primeiro lugar no ranking de entretenimento a bordo, deixando a Qatar em segundo e a Singapore em terceiro. A companhia atua em 147 destinos e no Brasil tem voos saindo de São Paulo e do Rio de Janeiro. Outra curiosidade quanto a empresa é que ela também é responsável pelas melhores cortesias na primeira classe.

 

Todas as companhias apresentam sites próprios e é possível encontrar as informações necessárias antes de fazer uma reserva de voo online. Quanto as empresas brasileiras, as únicas que estão no ranking entre as 100 melhores companhias aéreas mundiais são: Avianca, Azul e TAM.