Saiba quais sãos os rankings que definem as faculdades e os critérios utilizados


nm

Quando estudantes consideram a possibilidade de cursar a faculdade no exterior, recebemos constantemente a pergunta sobre Rankings de Universidade. É importante ressaltar que não há apenas um “Ranking” e sim vários, com diferentes indicadores.

 

Um dos mais conceituados é o Academic Ranking of World Universities, cuja sigla em inglês é ARWU. Ele é considerado um marco em classificações globais de universidades e o mais fidedigno, abordando 8 áreas: qualidade de ensino, empregabilidade (avaliado pelo número de ex-alunos que se tornaram CEOs nas principais empresas do mundo em relação ao tamanho da universidade), qualidade do corpo acadêmico (medida por meio de premiações acumuladas, prêmios Nobel), publicações, influência na mídia (medida por citações de pesquisas na imprensa), citações de pesquisas, impacto e patentes.

 

De acordo com este ranking, as melhores do mundo são: Harvard, Stanford, MIT e University of Cambridge.
Outro estudo sobre rankings é o da QS Quacquarelli Symonds, que avalia a qualidade dos cursos oferecidos por universidades de todo o mundo. São analisadas 42 áreas, baseadas em reputação acadêmica, empregabilidade e impacto no campo da pesquisa. Novamente, as universidades americanas e britânicas lideram o ranking na maior parte dos cursos: Harvard e MIT, ambas em Boston, são as primeiras colocadas em doze áreas cada uma. Já Cambridge, no Reino Unido, é a que está com a melhor colocação entre as 10 melhores do mundo. As americanas Berkeley e Stanford aparecem em seguida.

 

A USP é a que tem a melhor colocação na América Latina nos dois rankings acima.

 

Quem deseja realizar a graduação fora do Brasil certamente já ouviu falar da Ivy League, um grupo formado por oito das universidades mais prestigiadas dos Estados Unidos: Brown, Columbia, Cornell, Dartmouth, Harvard, Princeton, Universidade da Pensilvânia e Yale.

Você também sonha com uma Ivy League? Agende um horário conosco!

 

Para mais informações sobre intercâmbio acesse: NMintercambios.com.br/nm/

 

Telefone: 11 5531 3611

Celular: 11 99112 9977

E-mail: info@nmintercambios.com.br

Skype: monicamandil