Você é do tipo de pessoa que corre pra longe de medo quando precisa viajar de avião? Se sim, saiba que você faz parte de quase 40% da população.

De uns tempos pra cá, diversos estudos tentam entender os motivos desse pânico todo. Há alguns anos, a psicóloga Marie-Claude Dentan, autora de um livro que ensina como não ter mais medo de avião, intitulado de “Comment ne plus avoir peur en avion”, afirmou, com base em sua pesquisa, que o desconhecido é a causa desse medo. Ela explica que o avião é um dos transportes mais recentes criados pelo homem, e o fato da maioria das pessoas não entenderem direito como ele funciona, é o que provoca esse distanciamento.

Independente se você tem medo ou não, toda e qualquer turbulência que o avião faz durante sua viagem é um fator que incomoda – e muito! – diversos passageiros. No geral, elas são causadas pelas instabilidades dos ventos em altas altitudes, e muitas vezes, não podem ser previstas pelo piloto.

Mas como sabemos que viajar é um item obrigatório na sua vida, não podemos deixar que isso te atrapalhe! Por isso, separamos abaixo algumas dicas que vão te fazer ficar menos ansioso durante um voo. Bora conferir?

Músicas para relaxar

Que atire a primeira pedra quem nunca fez uma pesquisa parecida com essa de cima no Google ou no Youtube. Aqui, ela se faz muito necessária! Deixar de prestar atenção no que está acontecendo no avião para se distrair com uma música, foi um importante ponto levantado pelos pesquisadores britânicos há algum tempo atrás. Eles descobriram que cantores como Enya, Adele e Mozart tem a capacidade de reduzir o nível de ansiedade dos passageiros.

A mesma pesquisa revelou também que existe uma canção intitulada “Weightless” que reduz a ansiedade das pessoas que tem fobia em 65%. Não custa tentar não é mesmo?

A plataforma de streaming Spotify é uma boa pedida nos voos. Você pode criar sua própria playlist com músicas que você considera relaxantes, mesmo que não incluam essas opções acima.

Comédia ou Romance?

Outra forma de você se distrair durante as turbulências é lendo um livro. Quanto mais livro você lê, mais concentrado você fica. O livro físico você pode carregar na sua bagagem de mão sem problemas. Caso não queira, você pode usar seu celular, tablet ou computador.

Separamos três opções de sites que contém e-books para serem baixados: o Universia, que tem mais de mil exemplares disponíveis, o Brasiliana, do site da USP (Universidade de São Paulo), com mais de 3 mil e o Open Library, com mais de 1 milhão de opções.

Batimentos por minuto

Respiração rápida e falta de fôlego são dois fatores causados pelo nervosismo em momentos como esse. Caso você sinta algum desses sintomas, não deixe de utilizar a máscara que fica localizada em cima da sua cabeça. Respirando muitas vezes dentro dela, seus batimentos cardíacos vão diminuir aos poucos. Quando a instabilidade passar, você já estará em perfeito estado!

Calma!

Pode parecer muita besteira, mas você precisa mentalizar que o que está acontecendo é algo normal. Muitas vezes, os comissários deixam transparecer que alguma coisa está errada no avião. Caso você sinta isso, não espere para perguntar o que está acontecendo!

O próprio piloto vai informar a todos os passageiros sobre o que está havendo, então fique tranquilo, você não vai acabar em uma ilha deserta igual os personagens de Lost.