Débito, crédito ou espécie? Saiba as vantagens e desvantagens de cada um na hora de transportar dinheiro em viagens internacionais

Ao planejar uma viagem internacional, muitas pessoas ficam em dúvida quanto à melhor forma de transportar o dinheiro. Para esclarecer essa questão, a BeeCâmbio preparou uma lista de vantagens e desvantagens de cada método disponível no mercado. Assim, é possível decidir qual deles se encaixa na necessidade de cada um.

 

[table id=VTM /]

Valores

Quando falamos em valores, optar pela compra de moedas estrangeiras em espécie, seja ela dólar, euro, libra, ou qualquer outra, é sempre mais vantajoso. Isso devido ao menor valor de incidência do IOF, Imposto sobre Operações Financeiras, sobre o papel moeda que é de 1,1% – contra 6,38% nos cartões de débito e crédito.

 

A segunda opção mais atrativa é o cartão pré-pago, devido à falta de anuidade e por possuir taxas de câmbio mais favoráveis, encontradas em instituições especializadas – sendo possível, assim, evitar grandes bancos de varejo.

 

Por último, temos o cartão de crédito que, além de ser suscetível à variação cambial, possui anuidades e taxas de câmbio bem elevadas. Contudo, de acordo com as novas regras do Banco Central, as instituições brasileiras podem optar por permitir que seu cliente escolha pagar suas compras internacionais de acordo com a cotação do dia da compra ou no dia do fechamento da fatura mensal, como antes. Se o consumidor optar pela cotação do dia, a compra cai na fatura em reais.

 

Facilidade

Por outro lado, no quesito comodidade os quadros se invertem. O cartão de crédito se torna mais atraente, por não demandar do cliente nada além de uma ligação para o fornecedor do mesmo, pedindo autorização para utilização no exterior.

 

O processo de compra é o mesmo com a espécie e o cartão pré-pago, porém o cartão leva vantagem sobre a espécie, por trazer mais facilidade e praticidade no transporte.

 

Segurança

No último quesito, o de segurança, o cartão pré-pago é a opção mais vantajosa, pois oferece seguro em caso de extravio, perda ou furto, além de disponibilizar o saque emergencial caso alguma dessas situações aconteça, vantagens que o cartão de crédito não possui. Isso sem custo adicional algum. Em segundo lugar encontra-se o cartão de crédito, o qual pode ser bloqueado no caso de perda ou furto. A última opção é a espécie por não contar com nenhuma dessas garantias.

 

Escolha a melhor opção para você

Observando todos os itens abordados acima – valores, facilidade e segurança -, é possível que cada pessoa defina qual método de transportar valores em viagens internacionais de acordo com suas preferências. O importante é estar confortável e conhecer bem sua escolha.

 

Na BeeCâmbio você tem a comodidade de escolher a melhor opção para sua viagem, seja comprando dinheiro em espécie, ou o cartão pré-pago Visa Travel Money. Comprar Dólar, Euro e outras moedas estrangeiras nunca foi tão simples.