Visite mais de um destino com uma única passagem aérea

Escalas, milhas, check-in, upgrade, essas são palavras comuns no cotidiano de quem frequenta aeroportos ou entende de viagens. Mas, você sabe o que é stopover? Essa é apenas mais uma palavra específica do mundo aéreo com significado único.

 

O que é stopover

Stopover nada mais é do que o nome dado para uma parada que acontece entre o trajeto de um destino, ou seja, pode ser considerado uma “conexão estendida”. Por exemplo, se você está indo para o Japão saindo de São Paulo e passa mais de 24 horas em um terceiro país entre ambos, esse pernoite é chamado de stopover.

 

Política de permissão do stopover

Qualquer pessoa que tenha um voo com conexão ou escalas pode fazer o stopover desde que seja autorizado e previamente acordado com a companhia aérea. Por isso, é preciso entrar em contato com a companhia responsável por seu voo e verificar as condições para que sua parada “extra” aconteça.

 

Como fazer stopover

O stopover pode ser praticado de formas diferentes. Em alguns casos não é preciso pagar nenhuma taxa extra para que ele aconteça, em outros o valor acaba sendo modificado. O mesmo acontece quanto as malas, pode ser que elas continuem até o destino final e só possam ser retiradas lá, fazendo com que você tenha de levar uma mala de mão, ou não. Normalmente, o número máximo de dias que uma pessoa pode ficar em um destino fazendo stopover é de 30 dias e eles podem ser realizados tanto na ida quanto na volta da viagem.

 

Como comprar passagem com stopover

Se o stopover for alinhado com a companhia aérea antes da passagem ser comprada as chances de que o valor não seja alterado são mais altas do que quando o stopover é requerido após a compra da passagem. Além disso, quanto mais flexibilidade com datas e horários, mais fácil é de realizar a parada. Em alguns casos é possível adquirir a passagem com stopover por meio de milhas e pontos.

 

Voos com stopover

É mais fácil de adquirir voo com stopover quando a companhia aérea faz escala na cidade que você deseja visitar. Várias companhias aéreas que operam no Brasil têm escalas em seus hubs, ou seja, aeroportos nos quais tem sua sede e leva quase todo os seus voos para fazerem escala lá. Por exemplo, se você voar pela Emirates fará conexão em Dubai e então partirá para seu destino final e o stopover seria passar uns dias em Dubai com a mesma passagem.

 

Confira abaixo alguns dos hubs de companhias aéreas que atuam no Brasil:

 

Dubai – Emirates

Doha – Qatar Airways

Dallas e Miami – American Airlines

Frankfurt – Lufthansa

Paris – Air France

Madrid – Iberia

Santiago – LAN Airlines

Cidade do México – Aeroméxico