País da União Europeia apresenta diferentes tipos de vistos, inclusive permissão de trabalho durante estudos. Saiba quais são e como funcionam


nm

No último post, falamos sobre opções de trabalho nos EUA. Apesar de ser o destino preferido dos brasileiros, não é o único.

 

Hoje, falaremos sobre as opções de trabalho na Irlanda.

 

*Lembrando que os brasileiros com dupla cidadania (europeia), podem trabalhar legalmente nos países da EU.

 

Estudantes

 

Estudantes podem trabalhar na Irlanda por um período de 20 horas semanais (part-time) durante o período de estudos e 40 horas durante o período de férias, mas para tal, precisam cumprir estas condições:

 

– Estar matriculado em um curso full-time com duração de, pelo menos, 25 semanas diurno (manhã ou tarde).

 

– O chamado “emprego casual” não poderá interferir nos estudos de quem vai para a Irlanda com o objetivo de estudar. Se o índice de presença não atingir 85% das aulas, o governo irlandês irá negar a solicitação de extensão do visto e o aluno será obrigado a deixar o país. Além disso, a escola poderá notificar o governo que alunos matriculados não estão comparecendo às aulas, estando sujeito até mesmo a deportação.

 

Permissão de trabalho para cursos de longa duração.

 

Desde 1º de outubro de 2015 os alunos que frequentam curso de pelo menos 25 semanas podem obter um visto para 8 meses e podem trabalhar part-time (até 20 horas por semana) durante todo o ano e tempo integral (40 horas por semana) durante as férias: maio, junho, julho e agosto, e de 15 de dezembro a 15 de janeiro. Os estudantes só poderão solicitar o período de férias após terem cumprido um terço do período de aulas (dois meses). A autorização varia de acordo com a política de cada escola.

 

Visto de Trabalho APÓS estudos na Irlanda

 

Os estudantes que se formam em curso de graduação podem permanecer na Irlanda por mais seis meses após o fim do curso. Para os formados a partir do nível de pós-graduação, o tempo de permanência após o término do curso é de 12 meses.
Durante esse período, os estudantes podem procurar emprego na área estudada e, caso tenham sucesso, podem aplicar para o visto de trabalho permanente (work permit) ou para o visto de residência (Green Card). Durante o período, os estudantes poderão trabalhar full time.

 

Como obter visto de residência permanente na Irlanda:

 

Na Irlanda, você recebe o visto de residência após 5 anos de trabalho consecutivos e ininterruptos com visto “full-time”.
Cidadãos de países não membros da União Europeia podem aplicar para o visto de trabalho, exceto em algumas profissões.

 

Visto de trabalho – Principais características

 

Vistos de trabalho estão disponíveis apenas para vagas com salário anual de €30,000 euros ou mais.
A duração inicial do visto de trabalho é de 2 anos. Após o período, o visto pode ser estendido para mais 3 anos. Então, após 5 anos de permanência no país, não há mais a necessidade de solicitar um visto de trabalho.
Uma vez concedido o visto de trabalho na Irlanda, o trabalhador tem acesso aos mesmos direitos trabalhistas de um cidadão irlandês.

 

Em breve, falaremos sobre as opções no Canadá.

 

Para mais informações sobre intercâmbio acesse: NMintercambios.com.br/nm/

 

Telefone: 11 5531 3611

Celular: 11 99112 9977

E-mail: info@nmintercambios.com.br

Skype: monicamandil