Saiba mais sobre o destino que é visitado por turistas e surfistas

Se você gosta de surfar, Portugal tem tudo para ser seu próximo destino. Além de apresentar ótima gastronomia, paisagens compostas por castelos e igrejas, ser reconhecido por seus vinhos e ter ótimas e diversas opções de hospedagem, o país também é reconhecido mundialmente por suas ondas e, por isso, o destino ideal para juntar o lazer, diversão, aventura e a pratica de seu esporte favorito, seja você um amador ou profissional.

 

O litoral português tem mais de 985 km de extensão e o país tem o apelido de “Califórnia europeia”, tamanha sua reputação por suas ondas. As praias ao longo do território são compostas por diversos tipos de fundos e os ventos também influenciam para que cada onda seja de um tipo diferente.

 

História

Vale lembrar a história do surf em Portugal e entender como o esporte cresceu no país. Na época da 2º Guerra Mundial o surf ainda não era reconhecido como um esporte. Era muito comum ver as pessoas surfando na França, pelo fato dos soldados norte-americanos terem estado lá por um tempo, então os primeiros surfistas de Portugal eram retirados do mar pelos “salva vidas” da época que viam nos “surfistas” banhistas que não respeitavam as placas de perigo e entravam no mar em cima de uma “coisa estranha”.

 

Foi em 1988 que Portugal estabeleceu a Federação Portuguesa de Surf e em 1989 aconteceu o 1º circuito nacional de surf. Logo em seguida, em 1990 o país ganha referência mundial pela qualidade de suas ondas. Desde então, os portugueses foram conseguindo cada vez mais relevância na história do surf mundial e o país já recebeu a elite do esporte assim como já teve portugueses participando de campeonatos de 1ª divisão.

 

Desde então, o país tem ganhado cada vez mais destaque no cenário mundial do surf e suas praias e ondas ficaram mundialmente conhecidas. O litoral português passou a integrar circuitos mundiais e “primes”, como o WCT, Campeonato Mundial de Surf e Bodyboard. Uma vez que o país conta com clima ameno e diversa variedades de ondas, Portugal é escolhido por muitos surfistas, inclusive iniciantes.

 

Maior onda já surfada

Outro fator importante que faz parte da história de Portugal com o surf é maior onda do mundo já surfada. Em Nazaré, a onda portuguesa ficou reconhecida mundialmente em 2011 quando o recorde mundial de maior onda já surfada foi quebrado em suas águas, a praia já teve ondas com mais de 30 metros. Mas as praias de Portugal não são somente para profissionais experts do esporte.

 

É comum ver turistas admirando as grandes ondas de Nazaré, que são geradas pelo fenômeno chamado de “Canhão de Nazaré”. A falha geológica faz com as ondas tenham velocidade mais avançada e tamanho avantajado. Por si só elas atraem cada vez mais turistas ao local.

 

Praias ao redor de Lisboa

As praias ao redor de Lisboa são ótimas opções para quem deseja aprender a surfar e também para quem é fã do esporte. O passeio permite que aqueles que desejarem surfar aproveitem as ondas do mar, que são “boas” ao longo do ano, assim como aqueles que forem para assistir desfrutem do sol e do banho.

 

Uma opção de praias localizadas próximas à capital são as da vila turística Ericeira, situada a 35 km de Lisboa. Na região, é possível encontrar ondas de diversos tipos e por isso são bastante procuradas. Há praias que atraem mais surfistas, outras atraem mais banhistas e ainda há aquelas em que outros esportes são praticados, como o bodyboard, windsurfe e kitesurf. Vale ressaltar que as praias da Ericeira são as únicas que fazem parte da Reserva de Surf da Europa, de acordo com a organização “Save The Waves Coalition”.

 

Peniche

Aqueles que procuram ondas curvadas em cubos perfeitos não podem deixar de visitar a praia de Supertubos, na península de Peniche. A região conta com praias de diferentes tipos e é uma das mais visitadas por surfistas, sendo o esporte ponto principal de seu turismo. Na região é possível acampar, visitar igrejas históricas, muralhas, grutas e até mesmo um farol. A gastronomia local fica por conta da pesca.

 

Portugal é um país que recebe pessoas de todo mundo e muitos são surfistas. Se você curte o esporte ou apenas quer apreciar as belas paisagens, deliciosa gastronomia e cultura de um país diferente, o destino pode te impressionar. Escolha a cidade ideal, visite vinhedos e coma bacalhau, mas, se for cair no mar, lembre-se que a temperatura da água é fria e roupa de neoprene é necessária. Algumas praias contam com estabelecimentos que vendem ou alugam a roupa.