Os países membros da União Europeia – os quais você confere no final desse post – desde o dia 15 de junho de 2015, deixaram de cobrar a taxa de roaming international para todos os seus turistas.

E o que isso significa?

Não existem mais taxas de cobrança de roaming international para todos os turistas. Pois bem, a ideia é que você não precise mais pagar nenhuma taxa adicional e nem comprar um novo chip quando for transitar de um país membro para outro. Por exemplo, se você for fazer uma viagem que começa na França e termina em Portugal, você pode utilizar esse mesmo chip para os dois países sem precisar trocá-lo. É muito mais prático e rápido!

Mas fique atento: o Reino Unido, que hoje faz parte da UE, está planejando se desvincular desse bloco em breve (processo esse conhecido como Brexit). Se isso de fato acontecer (o prazo é de dois a quatro anos para a decisão final), países como Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte não farão mais parte desse acordo.

A compra de chips

Sobre a compra de chips por lá, é super fácil! Você pode encontrar lojas de operadoras em estações de trem, aeroportos, shoppings, entre outros. Seu valor varia de 10 a 15 euros.

Escolha o melhor custo benefício para você e fique conectado durante toda sua viagem.

Bônus: Países da União Européia

Em ordem alfabética: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Romênia e Suécia.