Antes de se aplicarem, os alunos brasileiros precisam igualar seus estudos com o sistema britânico
Nos últimos posts falamos sobre os diversos caminhos para ingresso em Universidades nos EUA.
Quanto às Universidade do Reino Unido, há um “agravante”: no Brasil, os alunos cursam 12 anos de educação pré-universitária, seguidos por mais 4 anos de graduação universitária. Já no Reino Unido, são 13 anos de educação pré-universitária, seguidos por 3 anos de graduação.
Sendo assim, as Universidades britânicas exigem que os estudantes brasileiros façam o Foundation Year ou Year Zero antes de aplicar, de modo que o período de estudos seja equivalente ao sistema de lá. A única exceção é para alunos que cursaram alguma escola IB no Brasil, que já contempla os 4 anos de Ensino Médio britânico. IB é a sigla para International Baccalaureate, que é uma qualificação educacional reconhecida internacionalmente e criada com a intenção de simplificar a transição para o ensino superior em uma universidade internacional.
O Foundation Programe geralmente é promovido por grandes grupos educacionais, que por meio das suas parcerias formais com as universidades, permitem o acesso do aluno brasileiro à graduação no Reino Unido. Após o término do Foundation, o estudante tem uma gama de opções de Faculdades que o aceitarão, dependendo do seu desempenho.
Alguns programas são exclusivos ou específicos de uma Universidade. A grande vantagem é que a progressão para a universidade desejada é “garantida”, se o estudante atingir as notas necessárias durante o Foundation Year.
Algumas escolas de Ensino Médio britânicas também oferecem o Foundation Year para alunos internacionais. Ele é recomendado para estudantes que não tenham completado 18 anos e precisam de um ambiente mais protegido.
Além disso, existem consórcios entre Universidades que oferecem um “curso preparatório”, direcionando o aluno para qualquer uma delas e otimizando as chances de ingresso. Por exemplo, o Northern Consortium of UK Universities (NCUK) oferece chance de vagas em 17 universidades.
Alunos que, por algum motivo, já tenham feito 4 séries do Ensino Médio ou até o primeiro ano da faculdade no Brasil, podem ingressar direto no International Year One, que corresponde ao primeiro ano da Universidade britânica. Desta maneira, faltarão apenas mais dois anos para completar a graduação!
Gostaria de mais informações e detalhes? Então venha conversar com os especialistas em Educação Internacional da N&M Intercâmbios, sem custo algum. Vamos analisar suas notas e seu nível de inglês, de forma a direcioná-lo para o caminho que melhor atenda às suas expectativas.
Telefone: 11 5531 3611
WhatsApp: 11 99112 9977
E-mail: [email protected]
Skype: monicamandil