Formulário, documentos e taxa fazem parte do processo

Embora o número de visitantes brasileiros nos Estados Unidos tenha diminuído em 2016, se comparado com 2015, ainda é grande o número de pessoas que buscam o visto americano para visitar o país. Após explicar quais documentos são necessários para crianças e adolescentes saírem do país, seguro viagem e documentações necessárias para as grávidas embarcarem, chegou a hora de explicar como tirar o visto americano, afinal, os brasileiros já fizeram parte dos top 5 que mais visitam os EUA.

 

Quantos tipos de vistos americanos existem?

Ao todo, são contabilizados 16 tipos de visto americano. Entre as finalidades estão noivos, investidores, comerciantes, profissionais religiosos, estudantes acadêmicos, turistas, intercambiastes, entre outros.

 

Qual visto americano devo tirar?

O primeiro passo para tirar seu visto é saber que existe mais de um tipo de visto americano e cada um tem sua finalidade. O visto utilizado para turistas e viajantes, maioria dos casos de quem apenas viaja paro o país, é o de não-imigrante chamado B-2.

 

Como tirar visto americano?

Para tirar o visto americano é preciso ter em mãos um passaporte válido por no mínimo seis meses e com uma página em branco, sem danificações. Depois disso, você precisa preencher um formulário, no caso o DS-160, é possível encontrá-lo aqui. A partir daí você precisa criar uma conta com o número de seu cadastro e pagar a taxa de RMV, obrigatória para todas as pessoas, exceto em casos especiais como funcionários em viagem do governo.

 

Agendamento visto americano

Após essa fase, você já estará apto para agendar sua entrevista. O agendamento pode ser feito online ou por telefone.

 

Os turistas têm de pagar uma taxa de 160 dólares por visto, taxa de RMV, e devem levar o comprovante do pagamento quando forem visitar o CASV – Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto, é importante saber qual visto está solicitando, já que não há reembolso. A visita ao CASV acontece antes da visita ao Consulado, lá é onde são tiradas as impressões digitais. Ter em mãos uma foto no padrão exigido é necessário também, você encontra informações sobre as exigências aqui.

 

Entrevista no consulado ou embaixada americana

Cada entrevista acontece de um jeito e se precaver não é demais. Por isso, tenha em mãos seu passaporte válido, caso tenha um visto antigo, leve-o também. A confirmação do formulário DS-160 também deve estar em mãos. A entrevista tem como objetivo provar que você, turista, tem vínculos fortes suficiente com o Brasil para que você volte após a temporada fora. Nessa hora é bom ter em mãos documentos como carteira de trabalho, comprovante de propriedades ou qualquer outro que comprove o seu vínculo com o Brasil. Esses documentos não são estabelecidos previamente e pode ocorrer do consular pedir para você retornar outro dia com o documento X em mãos.